Governo de Rondônia amplia abastecimento de água em Nova Londrina, em Ji-Paraná, com perfuração de poços tubulares
29/07/2021 - ( 0 )

O Governo de Rondônia, por meio da Companhia de Águas e Esgotos (Caerd), está reforçando o sistema de abastecimento de água em Nova Londrina, distrito de Ji-Paraná, distante cerca 28 quilômetros da área urbana. No início desta semana, um poco tubular de 100 metros de profundidade começou a ser perfurado e a obra deve ser concluída ainda nesta semana, beneficiando residências e propriedades rurais da região.

Atualmente, Ji-Paraná conta com 27.456 domicílios atendidos pela Caerd. Em Nova Londrina são 219 e 162 em Nova Colina. A proposta é ampliar os investimentos e melhorar ainda mais o sistema de abastecimento no município.

Outro serviço aliado à perfuração do poço é a limpeza dos reservatórios e das imediações realizada pela equipe do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). A força-tarefa conjunta, entre Caerd e DER pretende concluir os trabalhos até sexta-feira (30).

“Para nós que moramos aqui em Nova Londrina, esse é um sonho antigo aguardado com muita expectativa. Pois, sempre que a Caerd fazia alguma manutenção na rede, o fornecimento era suspenso na região, com essa obra será bem diferente. Enfim, teremos mais um reservatório para atender essas famílias”, destacou o produtor rural, Claudinei Gomes.

O projeto do Poder Executivo é de levar esse mesmo benefício a outros municípios do Estado e possibilitar tranquilidade ao produtor no cultivo de suas plantações, serviços de irrigação, fomento a economia dos distritos e qualidade de vida às famílias. “Esse projeto aqui em Nova Londrina está orçado em R$ 137 mil, com recursos próprios do Governo do Estado, por meio da Caerd. Em dois dias de trabalho já perfuramos 114 metros, bem mais que o esperado. Estamos bem otimistas, pois nossos estudos revelam que a água dessa região é de excelente qualidade; possui ph alcalina 9.5, excelente para consumo, umas das melhores de nosso Estado”, disse o regente regional da Caerd, Juracino Cezar de Oliveira.

Na região, pelo menos 500 famílias serão beneficiadas com o novo poço tubular em Nova Londrina. “Já existiam dois poços no distrito. Esse é o terceiro que entrará em operação, culminando com a limpeza do reservatório com capacidade para 130 mil litros, nessa parceria com o DER. O que temos aqui é um compromisso do Governo de Rondônia para garantir o pleno desenvolvimento dessa pequena região, porém, pujante em nossa economia”, detalhou o diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes.

ÁGUA ALCALINA

Conforme explicações da Caerd, o que diferencia a água alcalina da comum é que ela é composta, principalmente por minerais mais básicos, como cálcio, magnésio e ferro. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Logo, possui um pH maior.

Por definição, uma água alcalina é aquela que tem o pH acima de 7. O pH é uma medida da acidez de uma solução. Já a solução é um tipo de mistura em que uma ou mais substâncias, os solutos, se dissolvem em outra.

Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem, ou seja, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina, sendo este considerado o ideal para consumo.
Secom

   Fonte : Secom