Programa Socioambinetal na Caerd
10/03/2013 - ( Cultura )

Programa: Socioambiental 


 

 “D’OLHONÁGUA"


1. APRESENTAÇÃO 

 

A manutenção de sistemas de saneamento é obrigação do Estado, garantida na Política Nacional de Saneamento (lei 11.445-07), mas a solução ou a minimização de muitos problemas só será possível se a comunidade afetada estiver, primeiramente, sensível à necessidade de mudanças. Este é o primeiro passo para que as pessoas se mobilizem e tomem atitudes concretas na busca das transformações almejadas.

 

Seguir o método Educomunicação, sugerido pelo Ministério das Cidades: 1° passo Compromisso com o diálogo permanente e continuado;

2° passo Compromisso com a interatividade e produção participativa;

 

3° passo compromisso com a transversalidade;

4° passo compromisso com o encontro/diálogo de saberes;

5° passo Compromisso com a proteção e valorização do conhecimento tradicional e popular e 6° passo Compromisso com a não-discriminação e com o respeito à individualidade.

 

Nesse sentido propõe-se um programa que atenda tanto as associações de bairros quanto a comunidade estudantil, no sentido e transmitir informações a respeito dos temas: a importância do uso da água tratada, fases do tratamento da água, doenças de veiculação hídrica e dicas de como evitar o desperdício.

Este Programa se faz necessário, para que seja disseminado a importância do uso da água tratada, para atender principalmente, as áreas onde foram realizadas obras do PAC e ouve pouca adesão da população à rede da CAERD.

 

2. METODOLOGIA DESTA AÇÃO

 

1.     A Comissão dos Agentes de Controle de Desperdícios  ACD’S realizará aulas de educação socioambiental, em escolas das redes municipais e estaduais. Essas aulas serão realizadas em um tempo médio de 30 minutos. 

2.     Nessas aulas serão abordados os temas propostos através de apresentação de Power Point e filmes de curta duração. Para concluir será feito um momento de diálogo com os alunos para reafirmar a importância de passar essa mensagem aos pais.

3.     As aulas serão ministradas pelos técnicos da CAERD com experiência na área.

 

3. PÚBLICO ALVO:

O Programa abrangerá todos os alunos dos 6º e 7º anos, das escolas municipais e estaduais do Estado de Rondônia.

 

 

 

Localidades

Palestrantes

Porto Velho

1.  Regina Postigo

2.  Cheila

3.  Walmir Argolo

4.  Nailton

5.  Eliáurio

6.  Salomão

7.  Mônica

 

Guajará Mirim

1.     Sebastião Souza Conceição

 

Nova Mamoré

1.     Arlene

Ariquemes

1.     Olavo

Jaru

 1.  Ilma

Ouro Preto

1.     Marilda

2.     José Pereira (Zezinho)

Ji-Paraná

 

1.     Almira

2.     Sandra

 

Presidente Medici

 1.   Milton

Pimenta Bueno

1.     José Correia

Espigão Do Oeste

1.   Oalaci Deumar  Tesch

Rolim de Moura

1.     Nilva

 

Colorado

1.     Geovanil

 

4.INVESTIMENTO

 

Esta ação não terá custos, a Companhia possui todos os equipamentos especificados e técnicos capacitados com qualificação adequada.

 

MATERIAL DIDÁTICO E EQUIPAMENTOS

MATERIAL DIDÁTICO/EQUIPAMENTOS

QUANTIDADE

Note Book

01

Data Show

01

Tenda

01

Cadeiras

40

Tela de Projeção

01

 

Sugestão: para realização dessa ação, será necessário a confecção de folders.

 

5. ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO:  

Presidência: Engª Márcia Cristina Luna e  ADP: Maria Lucilene Alves de Lima

Diretoria Técnica Operacional – DTO: Engª Débora Medina Reis

 

5.1 PLANEJAMENTO:    Comissão dos ACD’S

 

5.2 EXECUÇÃO DAS MATÉRIAS:

Matéria para o site

Servidora responsável para elaborar as matérias e notas para publicação no site, Resp. Mônica -  Observação: cada ação deverá ter uma matéria para publicação.

 

5.3 EXECUÇÃO DAS AULAS SÓCIO-AMBIENTAL

Será realizada pelos Agentes de Controle de Desperdício- ACD e Demais servidores da Caerd quando solicitados.

 

5.4 Monitoramento e avaliação das Palestras

Durante e ao final da intervenção, é importante desenvolver métodos e técnicas para o monitoramento e a avaliação dos trabalhos. Monitorar um trabalho significa acompanhar o processo de execução das ações (Conforme Caderno metodológico M.Cidades).

Os indicadores de monitoramento devem ser traçados antes de desenvolver as ações e podem ser utilizados questionários aos participantes durante e no final das palestras, após deverá acontecer uma avaliação com proposta de adequação.

 

6. APOIO LOGISTICO:

- Veículo para transporte dos palestrantes.

- Liberação da chefia imediata no dia e horário em que forem realizar as palestras.

Caso a aula ocorra no período noturno, compreendendo período de 06:00 as 10:00h o servidor poderá fazer o remanejamento do horário combinado com a chefia. Ex. se a palestra for à noite, no período da tarde o servidor deverá ser liberado.

   Fonte : CAERD