0

Atualizada - 07/10/2016 09:41:10

Aesbe é recebida pelo secretário executivo Moreira Franco para discutir PPI

Associação se colocou à disposição do Governo Federal para o aperfeiçoamento do programa com uma maior participação dos Operadores de Saneamento.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Roberto Tavares e o vice-presidente Mounir Chaowiche, acompanhados do deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP) e o presidente da Abes nacional, estiveram reunidos, na manhã de hoje, com o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, para discutir o programa na área de saneamento. O PPI, cujo objetivo é ampliar a participação da iniciativa privada no setor de infraestrutura, teve a respectiva criação sancionada em setembro deste ano, por meio da Lei nº 13.334/2016.

 

A reunião de hoje teve como propósito apresentar ao ministro a disposição da Aesbe em contribuir com o aprimoramento do PPI, uma vez que as empresas associadas à Aesbe representam 75% do setor. De acordo com o presidente da Aesbe, Roberto Tavares, as Companhias Estaduais de Saneamento apoiam a participação da iniciativa privada na ampliação e melhoria dos serviços.

 

Por esse motivo, o segmento pode ajudar o PPI a ser mais efetivo. Nesse sentido, Roberto Tavares apontou gargalos institucionais do setor como a questão da titularidade nas regiões metropolitanas e nos sistemas integrados, a questão da Regulação, falta de aderência da legislação a situação real, necessidade de centralização das ações do setor no Ministério das Cidades, entre outros, que trazem insegurança à prestação dos serviços, e alertou: “as licitações serão desertas com esse ambiente de insegurança jurídica. Temos que enfrentar os gargalos estruturais do setor e nos colocamos à disposição para ajudar. ”, disse Roberto.

 

Na sequência, o vice-presidente da AESBE e presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, sugeriu ao ministro a criação de um programa para o saneamento semelhante ao Minha Casa, Minha Vida, que contemple a unificação de todas as modalidades de financiamentos adequando programas específicos que se adaptem às diversas regiões do país com as suas particularidades, além de política de investimentos de médio e de longo prazo, assegurando assim, a visibilidade da universalização do saneamento. Para o vice-presidente da Aesbe, a entidade pode contribuir com subsídios à legislação do setor, à melhora do processo de regulação da área que tanto dificultam a evolução do saneamento.

 

O secretário ouviu com atenção às sugestões e se comprometeu a fazer uma nova reunião, em conjunto com o ministro Bruno Araújo, inclusive para fazer o debate no Congresso Nacional sobre as mudanças que podem reorganizar o setor em busca da universalização e da eficiência. 

Autor: Aesbe

  Comentários

  Veja Mais

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira,16.

  16.11.2017 - Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Estamos no aguardo da solução do problema por parte da eletrobras

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  Aviso de interrupção de água na capital

Em virtude de ajustes necessários e interligações de tubulações entre os sistemas das novas obras de abastecimento de água do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

  Ji-Paraná - Comunicado de Paralisação no Abastecimento - 30/10/2017

A Caerd informa ainda que o problema já foi solucionado e o abastecimento está sendo realizado de forma gradativa.

  Ji-Paraná - Comunicado de interrupção de abastecimento - 29/10/2017

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  Ji-Paraná - Comunicado de interrupção de abastecimento

Previsão do retorno: De imediato no I distrito e a partir das 18h00 parte alta do II distrito e a partir de 01h00 de 24/11, parte baixa do II distrito.

  Comunicado - SAE São Miguel do Guaporé

Ressaltamos que estamos na espera da solução do ocorrido por parte da empresa OI.

  Obras de expansão da rede de água tratada são iniciadas em Ji-Paraná

Além da Comunidade do km-7, já foram atendidas com a ampliação da rede as comunidades dos bairros Boa Esperança, Colina Park, Morada Melhor II, Rondon I, Distrito de Nova Londrina e Residencial Capelasso.

  Machadinho do Oeste - Comunicado de interrupção de abastecimento

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.

  Caerd institui horário corrido em suas dependências administrativas

a Empresa preserva as escalas de plantões, atendimento ao público e demais serviços da área operacional.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento em 29/09

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o inicio da tarde desta sexta-feira, 29, às 14h00.

  COMUNICADO – Machadinho do Oeste – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira, 21/09.

  ​Uma ação da CAERD retirou cerca de 600 Litros de Lixo do IGARAPÉ DO 2 em Vista Alegre, na manhã desse Domingo dia 17.

A ação foi realizada em parceria com a Defesa Civil, Vereador Jacaré, Desbravadores de Vista Alegre e, estagio do curso técnico de enfermagem do CIPERON.

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quarta-feira, 09, às 18h00.

  Inscrições Abertas! Boas Ideias 2017

O prêmio é organizado pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) e os interessados podem se inscrever pelo link: boasideias.ro.gov.br/2017/inscreva-se até o dia 15 de setembro.

  COMUNICADO – Guajará Mirim – Paralisação no abastecimento

A conclusão dos serviços está prevista para o inicio da tarde desta segunda-feira, 04/09, às 14h00.

  Comunicado - Machadinho do Oeste - Paralisação no abastecimento

A Caerd esclarece que o abastecimento será 100% normalizado ainda nesse sábado , 02 de setembro de 2017.

  COMUNICADO - Bairro Novo – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para as 13h00.

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.