0

Atualizada - 25/04/2017 21:14:31

Confúcio orienta secretários sobre utilização de recursos para obras importantes no Estado

A presidente da Companhia de Água e Esgotos do Estado, Iacira Azamor, fez uma explanação sobre as obras das redes de tratamento de água e de esgotos

O governador Confúcio Moura orientou secretários diretores e superintendentes de órgãos estaduais a utilizarem os recursos disponibilizados nos fundos específicos e que são destinados a obras importantes do estado. A recomendação foi feita, nesta terça-feira (25), durante reunião no Auditório Jerônimo Santana no edifício Rio Pacaás Novos.

 

Confúcio propôs que a equipe de secretários tome o exemplo do automobilista Ayrton Senna, que imprimia maior velocidade no final das provas e superava no rendimento quando chovia.

 

As obras do sistema de esgotamento sanitário foi outro tema abordado pelo governador. Ele disse que a capital tinha apenas 2% da rede pronta e entregará com 30% instalados. Confúcio também revelou que pretende pedir apoio do governo federal para elevar o percentual para 60% dos serviços. “A água tratada chegará a 100% na capital ainda em 2017”, anunciou.

 

A presidente da Companhia de Água e Esgotos do Estado, Iacira Azamor, fez uma explanação sobre as obras das redes de tratamento de água e de esgotos e ressaltou que são feitas sob fiscalização rigorosa de uma equipe técnica.

 

Segundo Iacira, a rede de água foi licitada, mas ficou paralisada por um ano e meio em razão de decisão do Tribunal de Contas da União, que acabou liberando para execução. Parte das obras enfrentou problemas burocráticos por contas de exigências variadas que precisaram ser atendidas, mas estará 100% pronta ainda no decorrer deste ano, segundo ela.

 

Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, também está paralisado por problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas será realizado parcialmente com dinheiro de empréstimo contraído pelo próprio estado.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO

 

A implantação do Sistema Integrado de Comunicação (SEI) foi outro tema tratado durante a reunião. A superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosana Souza, afirmou que o mecanismo começou a funcionar por etapas e será responsável pela celeridade e eficiência da tramitação de processos no âmbito governamental, além de produzir economia por não utilizar papel.

 

Segundo Rosana, técnicos de governos de vários estados já consultam a Seae para saber detalhes do sistema, que é inovador e pouco utilizado no país. “Este será o grande legado para os próximos governos, porque propicia melhor atendimento às pessoas”, concluiu.

 

O compromisso com a utilização eficiente dos recursos disponíveis nos fundos foi defendido pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga.

 

A reunião foi encerrada pelo secretário chefe da Casa Civil Emerson Castro, que chamou a atenção dos colegas para  as obras realizadas pelos órgãos estaduais, apesar da crise que faz com que a maioria dos estados tenha problemas no caixa.

 

Castro afirmou que é preciso superar a burocracia e manter o compromisso em tornar Rondônia um estado ainda mais forte. “Este é um governo que cumpre metas em plena crise”, concluiu.

 

Autor / Fonte: Nonato Cruz

Autor: Secom

  Comentários

  Veja Mais

  Superintendência Regional Rio Jaru - Paralisação no Abastecimento

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento

A Caerd informa ainda que o problema já foi solucionado e o abastecimento está sendo realizado de forma gradativa.

  Seminário orienta população a consumir somente água tratada em Ji-Paraná

O objetivo é conscientizar a população sobre a segurança do consumo de água tratada e os possíveis riscos de transmissão de doenças quando do uso de água extraída de fontes alternativas

  Ji-Paraná: Comunicado de Interrupção no Abastecimento

O Serviço de Atendimento ao Cliente CAERD é feito através do telefone 0800 647 1950. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

  Vereador de Guajará Mirim visita Caerd na capital

O vereador protocolou oficio na Companhia agradecendo a aquisição da nova bomba para o sistema

  Vereador de Ji-Paraná Clodoaldo Cardoso visita CAERD

Na oportunidade o vereador protocolou oficio solicitando atendimento com água tratada para a região do Capelasso

  Comunicado - São Miguel do Guaporé

Estamos envidando todos os esforços possíveis para limpeza do sistema e breve retorno do abastecimento

  São Miguel do Guaporé: Comunicado de Interrupção no Abastecimento 25.05.2017

Comunicamos ainda que já estamos providenciando o conserto, com previsão de retorno para as 18h00 do dia 25/05/2017.

  CURSO DE CAPACITAÇÃO POLICIAL ÀS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO E REPRESSÃO AOS CRIMES CONTRA SERVIÇO PÚBLICO

O curso foi realizado no Auditório da ACADEPOL no período matutino com duração de 04 horas aula e treinamento.

  Porto Velho: Comunicado de redução no abastecimento - 12.05.2017

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período

  Sureg/RA - SAE Jaru - Paralisação no Abastecimento

A Caerd informa ainda que se encontra no aguardo da solução do problema por parte da Eletrobras.

  Confúcio orienta secretários sobre utilização de recursos para obras importantes no Estado

A presidente da Companhia de Água e Esgotos do Estado, Iacira Azamor, fez uma explanação sobre as obras das redes de tratamento de água e de esgotos

  Jean Oliveira agradece CAERD por água tratada em Vitória da União

Iacira Azamor, afirmou que no primeiro trimestre de 2017 a água tratada chegaria ao distrito de Vitória da União em Corumbiara

  Caerd nega perda de recursos e garante obras de saneamento

Os esforços para dotar a capital de um sistema de esgotos, conforme Iacira, iniciaram em 2013

  A Caerd tem imunidade tributária, decidiu o TJRO

Além do caso da Caerd, o STF já proferiu outras decisões no sentido de aplicar a imunidade tributária às economias mistas

  Caerd atende Jean Oliveira e leva água tratada ao distrito de Vitória da União em Corumbiara

Atendendo solicitação do deputado Jean Oliveira feita em abril do ano passado, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd iniciou os trabalhos para o fornecimento de água tratada.

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona sul de Porto Velho

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.

  Nota de Pesar - Domingos Sávio Alves Feitosa

A CAERD lamenta a imensurável perda, e irmana-se em luto com a família e amigos.

  Semana da Água é lançada pela Caerd nesta segunda, em Porto Velho

Durante esta semana serão realizadas visitas na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Caerd e pit stop

  CAERD convida para Semana da Água

Somando-se o fato que a segundo a Organização Mundial da Saúde o consumo de água tratada impede a veiculação de doenças transmissíveis pela água, tais como hepatite, diarréia, leptospirose, esquistossomose.