0

Atualizada - 25/04/2017 21:14:31

Confúcio orienta secretários sobre utilização de recursos para obras importantes no Estado

A presidente da Companhia de Água e Esgotos do Estado, Iacira Azamor, fez uma explanação sobre as obras das redes de tratamento de água e de esgotos

O governador Confúcio Moura orientou secretários diretores e superintendentes de órgãos estaduais a utilizarem os recursos disponibilizados nos fundos específicos e que são destinados a obras importantes do estado. A recomendação foi feita, nesta terça-feira (25), durante reunião no Auditório Jerônimo Santana no edifício Rio Pacaás Novos.

 

Confúcio propôs que a equipe de secretários tome o exemplo do automobilista Ayrton Senna, que imprimia maior velocidade no final das provas e superava no rendimento quando chovia.

 

As obras do sistema de esgotamento sanitário foi outro tema abordado pelo governador. Ele disse que a capital tinha apenas 2% da rede pronta e entregará com 30% instalados. Confúcio também revelou que pretende pedir apoio do governo federal para elevar o percentual para 60% dos serviços. “A água tratada chegará a 100% na capital ainda em 2017”, anunciou.

 

A presidente da Companhia de Água e Esgotos do Estado, Iacira Azamor, fez uma explanação sobre as obras das redes de tratamento de água e de esgotos e ressaltou que são feitas sob fiscalização rigorosa de uma equipe técnica.

 

Segundo Iacira, a rede de água foi licitada, mas ficou paralisada por um ano e meio em razão de decisão do Tribunal de Contas da União, que acabou liberando para execução. Parte das obras enfrentou problemas burocráticos por contas de exigências variadas que precisaram ser atendidas, mas estará 100% pronta ainda no decorrer deste ano, segundo ela.

 

Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, também está paralisado por problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas será realizado parcialmente com dinheiro de empréstimo contraído pelo próprio estado.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO

 

A implantação do Sistema Integrado de Comunicação (SEI) foi outro tema tratado durante a reunião. A superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosana Souza, afirmou que o mecanismo começou a funcionar por etapas e será responsável pela celeridade e eficiência da tramitação de processos no âmbito governamental, além de produzir economia por não utilizar papel.

 

Segundo Rosana, técnicos de governos de vários estados já consultam a Seae para saber detalhes do sistema, que é inovador e pouco utilizado no país. “Este será o grande legado para os próximos governos, porque propicia melhor atendimento às pessoas”, concluiu.

 

O compromisso com a utilização eficiente dos recursos disponíveis nos fundos foi defendido pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga.

 

A reunião foi encerrada pelo secretário chefe da Casa Civil Emerson Castro, que chamou a atenção dos colegas para  as obras realizadas pelos órgãos estaduais, apesar da crise que faz com que a maioria dos estados tenha problemas no caixa.

 

Castro afirmou que é preciso superar a burocracia e manter o compromisso em tornar Rondônia um estado ainda mais forte. “Este é um governo que cumpre metas em plena crise”, concluiu.

 

Autor / Fonte: Nonato Cruz

Autor: Secom

  Comentários

  Veja Mais

  Buracos no asfalto: a indignação da população é muito justa mas a culpa não é da CAERD

Não raras vezes tais buracos são feitos logo após a realização do asfaltamento na rua.

  CONSELHO DA CAERD EMPOSSA NOVO PRESIDENTE QUE PROMETE ECONOMIZAR R$ 1,2 MILHÃO POR MÊS

O novo presidente da Caerd surpreendeu a todos ao anunciar uma redução de cerca de R$ 5 mil de seu salário

  Caerd - Comunicado à população

Em que pese a deflagração de movimento de paralisação os serviços serão preservados conforme prevê a lei.

  Ji Paraná - Vazamento – Redução no abastecimento em alguns bairros

A orientação é evitar desperdícios. A Caerd conta com a participação de todos!

  COMUNICADO – Ouro Preto do Oeste – Paralisação no abastecimento

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), por intermédio da Superintendência Regional Rio Jamari- comunica aos moradores residente em Ouro Preto do Oeste

  COMUNICADO – Ministro Andreazza – Paralisação no abastecimento

O Serviço de Atendimento ao Cliente CAERD é feito através do telefone 0800 647 1950. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

  COMUNICADO – Machadinho do Oeste – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da manhã desta terça-feira, 24/04.

  Comunicado de Redução no Abastecimento - 19.04.2018

A Companhia não está medindo esforços para que o problema seja solucionado o mais breve possível.

  Comunicado de Redução no Abastecimento - 24.03.2018

A Companhia não está medindo esforços para que o problema seja solucionado o mais breve possível.

  DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Caerd faz alerta sobre consumo consciente da água em Rondônia; Três cidades terão 100% de abastecimento até o final deste ano

  Inaugurado sistema que garante 100% de abastecimento de água tratada no distrito de Vista Alegre do Abunã

Governo do Estado de Rondônia Governador Confúcio Moura destaca impactos positivos do abastecimento com água potável no distrito

  Comunicado de redução no abastecimento

A Companhia de águas e esgotos de Rondônia – CAERD, comunica aos moradores residentes nas áreas central e norte da cidade de Porto Velho que em decorrência de rompimento em sua adutora de água bruta.

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.

  Obras de instalação de adutora de 500 mm são realizadas em Ji-Paraná, RO

Instalação da adutora promete resolver os problemas de abastecimento de água no município. Adutora antiga tem mais de 30 anos de uso.

  COMUNICADO À POPULAÇÃO – PORTO VELHO - 01/03/2019

Registramos que a ação é extremamente necessária para ampliação dos sistemas.

  Caerd realiza palestra sobre Febre Amarela para funcionários

A reunião contou com funcionários de vários setores da Companhia para que pudessem entender melhor sobre a doença

  Mirante da Serra - Comunicado de Paralisação no Abastecimento

A orientação é evitar desperdícios. A Caerd conta com a participação de todos!

  COMUNICADO - Novo Horizonte – Paralisação no abastecimento

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), por intermédio da Superintendência Regional Rio Guaporé - comunica aos moradores residente em Novo Horizonte que, em decorrência de problemas elétricos em seu conjunto motor bomba, o abastecimento de água foi interrompido nesta terça-feira 27/02.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira, 22/02.

  COMUNICADO – Costa Marques – Paralisação no abastecimento

A orientação é evitar desperdícios. A Caerd conta com a participação de todos!