0

Atualizada - 11/03/2019 13:36:47

População pode perder R$ 200 milhões em investimentos da Caerd; Concessão para atender Ji-Paraná está em análise pela prefeitura e vereadores

Os vereadores pretendem realizar uma audiência pública na próxima sexta-feira para colher opinião dos moradores

O serviço de abastecimento e expansão da rede de água tratada e implantação de rede de esgoto de Ji-Paraná serão decididos pelo prefeito Marcito Pinto e pelos 17 vereadores do município. A concessão do serviço, prestado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), encerra no próximo dia 18 e caso não seja renovado, a população vai perder os já autorizados R$ 200 milhões de investimentos.


O presidente da Caerd, José Irineu Cardoso, manteve, na quinta-feira (7), audiências com o prefeito Marcito Pinto, com os 17 vereadores e mais o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji), Clederson Viana. O objetivo foi de apresentar as propostas da Companhia pela manutenção da concessão. No caso de não ser reformada, o Poder Público municipal deverá tomar providências de assumir a atividade e/ou delegar à iniciativa privada, além de perder os investimentos previstos e em execução pela Caerd e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os serviços são o abastecimento regular de água tratada, a ampliação da rede de água e implantação do sistema sanitário de rede de esgoto.


“O nosso papel estamos fazendo, que é de alertar aos chefes municipais sobre o prazo da concessão. Reafirmamos nossa proposta em avançar nos serviços, mas a decisão da continuidade da concessão é do poder público municipal”, explicou o presidente José Irineu, adiantando que o prefeito Marcito Pinto “se preocupa com a ruptura da concessão”.


Na audiência, os vereadores pretendem realizar uma audiência pública na próxima sexta-feira para colher opinião dos moradores. “É um ato democrático dos vereadores”, disse o presidente da Caerd, que aguarda o posicionamento dos parlamentares municipais e deve comparecer à audiência pública, caso se confirme, para dar mais explicações aos munícipes.


O presidente da Agerji, Clederson Viana, precisa do posicionamento oficial das autoridades municipais para se manifestar. Porém, o agente fiscalizador da Caerd entende que a manutenção da concessão é importante por vários aspectos. “Dentre eles a continuidade dos serviços de expansão de rede de água e implantação do sistema de esgotamento sanitário”.


A Caerd abastece toda a cidade e os distritos de Nova Colina e Nova Londrina. Nem dois por cento da população de Ji-Paraná dispõe de rede de esgoto. Em dezembro passado, o governo estadual autorizou o início das obras do esgotamento sanitário que deve atender a 100% da população.


Doenças como febre tifoide, cólera, diarreias, esquistossomose e até hepatite podem ser adquiridas em contato com água contaminada, um ainda sério problema de saúde pública no Brasil. A parcela da população que utiliza água não tratada, como poços, vertentes ou fontes naturais, devem ferver a água, por pelo menos, cinco minutos ou adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% em cada litro de água deixando em repouso por 30 minutos antes do consumo. O hipoclorito é distribuído gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúdes.


A limpeza e desinfecção de poços, reservatórios e caixas d’águas devem ser realizadas, no mínimo, uma vez por ano. Agentes de saúde, recomenda a limpeza a cada seis meses. No caso das caixas d’água a limpeza é fundamental para a manutenção da qualidade e potabilidade da água tratada fornecida pela Caerd que chega aos domicílios.

 

Autor: Paulo Sérgio - Secom

  Comentários

  Veja Mais

  Espigão do Oeste - Comunicado de paralisação no abastecimento

A Caerd pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.

  Jaru 20/05/2019 - Comunicado de paralisação no abastecimento

A Companhia não está medindo esforços para que o problema seja solucionado o mais breve possível.

  THEOBROMA - 20/05/2019 - Sistema Restabelecido

o abastecimento deve voltar à normalidade durante a noite e será de forma gradativa.

  Caerd oferece condições especiais para pagamentos de dívidas

Segundo o superintendente de operações comerciais da Caerd, Walmir Brito, ao todo 18 mil clientes estão inscritos no Serasa (banco de dados de restrições financeiras a consumidores e empresas)

  Guajará Mirim - Comunicado de paralisação no abastecimento

A Caerd pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.

  THEOBROMA - Paralisação no abastecimento

A Caerd esclarece que no momento não há previsão para o retorno do abastecimento.

  CAERD/RO emite nota de pesar pela morte do funcionário Osvalnir Xavier de Souza

De todos que fazem a Caerd, transmitimos a sua família e amigos os mais sinceros sentimentos.

  Nota de pesar pelo falecimento do pai de funcionário

Aos familiares e amigos, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia apresenta suas condolências

  Nota de pesar pelo falecimento da mãe da funcionária Débora Médina Reis

Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda

  Aesbe repudia aprovação do relatório da MP do Saneamento na Comissão Mista do Congresso


  Caerd alerta população sobre furtos de hidrômetros e pede adaptação das caixas de proteção

O hidrômetro é o aparelho que efetua as medições do fluxo de água, permitindo coletar o faturamento do cliente mês a mês, e avalia alterações de consumo por meio de alertas do sistema de gestão de micromedição para evitar o desperdício de água.

  Nota de pesar pelo falecimento de ex funcionário Argentino Rodrigues de Souza

A CAERD se solidariza com os familiares e amigos de Sr. Argentino Rodrigues neste momento de dor.

  Nota de pesar pelo falecimento da Mãe da funcionária Tatiane Almeida Lopes

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, por intermédio de sua Superintendência Regional de Porto Velho, comunica aos moradores zona norte e central.

  COMUNICADO – Porto Velho – Paralisação no abastecimento

O abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (24), no período de 08h às 12h.

  Atenção, moradores de Guajará Mirim

O equilíbrio total do sistema se dará gradativamente logo após o término dos trabalhos

  Caerd tem prédio invadido e caminhonetes são roubadas

Um dos veiculo já foi encontrado abandonado nas proximidade da Estrada da Areia Branca com BR-364.

  Ji-Paraná - COMUNICAÇÃO DE INTERRUPÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA


  Câmara Técnica reúne comunicadores do Saneamento na Sanepar

As companhias participantes do encontro foram: Caerd (RO), Caern (RN), Caesb (DF), Cagece (CE)

  Nota de pesar pelo falecimento do pai dos funcionários Alexandre Cunha, Antônio Borges(Toinho) e Eduardo Natalino

Rogamos a Deus que conforte seus corações